As coisas antigas na decoração tem o dom de aquecer os corações, despertar as memórias afetivas e promover uma sensação de nostalgia. Apesar de ser um assunto bastante comentado, algumas pessoas ainda se confundem quando se trata de diferenciar os estilos clássicos, vintage e retrô. Existem características em comum ou correlacionada entre os três estilos, contudo, não se pode negar que todos eles são encantadores e chamam a atenção independente do cômodo em que for aplicado. Apesar das semelhanças, os estilos Clássico, Vintage e Retrô são diferentes entre si e nesse artigo, trabalharemos cada um deles separadamente, para entender o significado de cada um deles. A escolha de estilo é o ponto de partida para decorar qualquer ambiente. Pode ser escolhido até mais de um estilo para decorar, porém, não basta só escolher, é necessário entender e adaptar a tendência à personalidade da pessoa. Aprenda a diferenciar Clássico, Vintage e Retrô.

Estilo Clássico

Surgido na antiguidade, o estilo clássico possui origem grega e romana. O estilo é conhecido por sua elegância e marcado por mobiliários e objetos com linhas bem características, apesar de ter um ar atemporal. Essa espécie de decoração é indicada para ambientes maiores,  já para os espaços pequenos, é indicado inserir apenas mínimos detalhes. Os tons pastel no estilo clássico são muito bem vindos, se forem mesclados com dourado, prata ou cobre então, melhor ainda! O azul-marinho, preto e verde-esmeralda são cores que também costumam aparecer bastante em ambientes clássicos. Na maioria dos ambientes clássicos, é possível observar a presença de peças como: lustres, livros, almofadas, arranjos de flores, espelhos, molduras ornamentadas, abajus em seda, candelabros, etc.

@pinterest

@pinterest

Estilo Vintage

Muita gente não sabe a diferença entre o estilo Vintage e o Retrô, mas aqui daremos adeus a essa dúvida. O fundamento do estilo vintage traz consigo a essência dos objetos dos anos 20 a 60 e quanto mais antigo for, mais valor a ele é agregado. A ostentação, não tem lugar aqui, o Vintage é um estilo simples, porém, repleto de charme e romantismo, com uma pitada de nostalgia. O estilo Vintage utiliza peças originais que pertencem desde os anos 20 aos 60. Os tons utilizados são de uma paleta clean com cores apagadas e um toque especial com tons mais escuros para destacar algumas peças. Com formas mais arredondadas em seu mobiliário, o Vintage resgata o passado utilizando objetos como: penteadeira, moldura, espelho, cabeceira, abajur, etc.

SUGESTÃO DE PRODUTOS

Estilo Retrô

Diferente do estilo Vintage que utiliza peças originais da época, o Retrô faz uma releitura de peças de antiguidade dos anos 70 aos 80. Os objetos retrôs deixam os ambientes super estilosos e neles são utilizadas cores fortes e muitas vezes vibrantes. Também considerado um estilo Cool, o visual Retrô chama a atenção com seu ar moderno, além de suas releituras trazerem uma pegada familiar, que aguça a memória afetiva. O mobiliário e objetos desse estilo são baixos, alongados, com linhas arredondadas e pés pontiagudos. Os tons mais fortes como, laranja, azul, verde, vermelho, rosa e lilás, são os mais utilizados por aqui.

@pinterest

SUGESTÃO DE PRODUTOS