Pode parecer estranho, mas exitem plantas alimentícias que nascem de forma espontânea em quintais, jardins, canteiros ou até terrenos baldios, mas que são ricas em nutrientes e aptas a serem consumidas. Criado pelo biólogo Valdely Kinupp, o termo PANC trata sobre as plantas alimentícias não convencionais.O cardápio brasileiro é repleto de alimentos de outras nacionalidades, enquanto as PANCs representam vantagens nutricional e custo/benefício. Repleta de nutrientes e sabores, a beleza das plantas alimentícias não convencionais, também devem ser consideradas, elas não só ficam lindas em jardins, fachadas e até indoor, mas também agrada o paladar e decora o prato.Confira algumas das PANCs mais conhecida

Bertalha

A bertalha é uma espécie trepadeira e tem folhas em formato de coração. Mesmo sendo uma planta que não pode ficar exposta ao sol, a bertalha gosta de ambientes ensolados em algumas horas do dia. É rica em proteína e ótima aliada para quem faz uma dieta hiperproteica.



Taioba

Com folhas grandes e caule grosso, a taioba possui diversos nutrientes. Essa espécie deve ser cultivada em locais meia-sombra e com clima quente. É normalmente confundida com outras plantas não comestíveis, por isso, é necessário o auxílio de uma pessoa experiente para fazer a coleta da mesma.

SUGESTÃO DE PRODUTOS

Azedinha

Por ser dona de um sabor acido e azedo, a azedinha é utilizada em sucos e saladas, apesar de oferece um toque especial quando cozida junto a sopa. São cultivadas em regiões com clima ameno, em solo unido e cultivada o ano inteiro. Suas folhas são verdes, longas e arredondadas.



Beldroega

Com folhas carnudas, formato oval e em um tom de verde iluminado, a beldroega é uma planta não só alimentícia, mas também medicinal. Possui grande quantidade de ômega 3, além de vitamina a, b e c. Na comida, a beldroega pode ser usada crua e cozida.

SUGESTÃO DE PRODUTOS

Peixinho

Devido a sua facilidade e rapidez em se reproduzir, a peixinha é uma planta bastante utilizada em ornamentação. Suas folhas são peludinhas, com arbustos baixos e tonalidade verde prateado. Na cozinha, a peixinho é servida frita, empanada, como guarnição e aperitivo.



Capuchinha

As capuchinhas agradam os olhos e o paladar. É uma espécie floral comestível em que suas folhas são arredondadas. Seja em suco, chá ou saladas, A Capuchina é uma excelente solução para enfeitar pratos delicados e tropicais.

SUGESTÃO DE PRODUTOS